Nem sempre a assinatura de um plano robusto de Internet garante tranquilidade na hora de olhar aquele filme pela plataforma de streaming ou mesmo fazer aquela chamada de vídeo interminável com um familiar ou amigo que mora em outro canto do mundo. Afinal, a qualidade do sinal do wi-fi vai muito além da quantidade de gigabytes contratados. No entanto, quando a Internet trava bem no meio de uma reunião de trabalho ou mesmo durante aquele desenho preferido do filho, a primeira reação é ligar para o provedor e reclamar do serviço.
De acordo com a gerente comercial da DSI Internet, Angélica Konrath, na hora da escolha do provedor de Internet é importante levar em consideração, além da qualidade do serviço, o atendimento pós-venda. “Entendemos que todos os provedores, eventualmente, podem ter algum problema. A diferença está na forma como isso vai ser resolvido, se as informações são passadas com clareza e se o acesso ao suporte é facilitado”, pondera.
Na visão da executiva, as empresas locais permitem esse contato mais próximo com os clientes. “Muitas vezes, dicas simples ou uma visita minuciosa à residência ou à empresa permite uma melhora significativa no serviço”, pontua, ao orientar que o consumidor verifique as avaliações do prestador de serviço no Google ou em sites de apoio ao consumidor como Reclame Aqui e Consumidor.gov.
Fundada em 2006 com o propósito de entregar soluções em conectividade, a DSI – Defferrari Soluções em Internet trabalha com o serviço de fibra óptica para o mercado corporativo e residencial. Hoje, são milhares de clientes que contam com suporte técnico local nas oito cidades de abrangência: Novo Hamburgo, Ivoti, Presidente Lucena, Lindolfo Collor, São José do Hortêncio, Sapiranga, Campo Bom e Estância Velha.
Para Marco Defferrari, diretor da DSI Internet, a empresa tem como premissa a melhor experiência de Internet pelo usuário. “Este cuidado vai desde o uso dos melhores equipamentos e práticas de mercado, escolha das melhores conexões com a rede mundial e por um treinamento e qualificação dos seus colaboradores”, destaca.

Campanha Poste Limpo

Além do atendimento técnico local e o cuidado com as comunidades onde atua, a DSI Internet também integra a Campanha Poste Limpo, lançada pela Associação dos Provedores de Internet do Sul (Internet Sul), com o objetivo de reduzir a quantidade de fios nos postes das cidades. Além de melhorar a estética dos centros urbanos, ainda reduz os riscos à segurança e à saúde dos moradores. “Além disso, fazemos a destinação correta dos resíduos eletrônicos”, pontua Angélica.

Confira as dicas

Pelo gerente de operações da DSI, Engenheiro Alan Nunes Xavier
A estabilidade e velocidade da conexão da internet via cabo (UTP/FO) é sempre superior a da conexão por WI-FI.
O motivo é pelo simples fato do sinal de WIFI ser bastante suscetível a interferência. Por se tratar deu uma onda eletro magnética, ela sofre mudanças em sua intensidade conforme a distância e obstáculos e, além disso, perde qualidade em função de interferências.

As fontes ativas de interferência mais comuns são:

• Aparelhos que operam na mesma faixa de frequência que os roteadores Wi-fi. São os casos dos Telefones sem fio de 2,4GHz ou 5GHz e outros roteadores próximos, próprios ou de terceiros.

• Fontes elétricas externas, como estações de energia elétrica e linhas de transmissão.

• Fontes geradoras de micro-ondas, clássico exemplo do forno micro-ondas que não deve ficar próximo de computadores e roteadores Wi-fi.

Também existem as fontes passivas de interferências, que estão relacionadas mais ao tipo de materiais. Alguns exemplos:

• Madeira, gesso, vidro e resina: baixo potencial de interferência.

• Tijolo e mármore: médio potencial de interferência.

• Concreto e vidro blindado: alto potencial de interferência.

• Metal: o mais alto potencial de interferência.

• Espelho: Alto potencial de interferência. Grande parte dos espelhos usa revestimento de metal na parte traseira, fazendo com que esse objeto interfira significativamente na propagação do sinal;

• Água: médio potencial de interferência. Quanto maior a concentração do líquido maior barreira/interferência para o sinal. Um item de decoração comum nas residências é o Aquário (junção do vidro + água). É recomendável manter o roteador Wi-fi distante deste objeto.

Portanto, a garantia de uma boa conexão Wi-fi depende de diversos fatores e algumas dicas podem ajudar:

• Localização do Roteador: Deve ser instalado preferencialmente em local com visada direta (sem obstáculos) para os clientes

• O correto posicionamento das antenas do Roteador: (vide manual do fabricante)

• A configuração de forma adequada do Roteador de acordo com o ambiente, maximizando estabilidade, alcance e velocidade.

• Evitar ao máximo os pontos de interferências citados anteriormente.

•Adição de mais um ponto (Roteador) para aumentar a cobertura efetiva do sinal do Wi-fi.

• Lembrar que quando mais distante do Roteador menor a taxa de transferência(velocidade).

• Quanto maior a frequência, maior a largura de banda e maior a taxa de transferência, porém menor é o alcance. Assim, redes 5.8GHz atingem maiores velocidades porém tem curto alcance comparado com as redes 2.4GHz.

Portanto, para garantia de conexão, estabilidade e velocidade a conexão via cabo é sempre superior ao Wi-fi.

Fonte: Jornal ABC/Grupo Sinos